logo

NOVEMBRO AZUL

Detecção precoce permite 90% de chance de cura do câncer de próstata

No Brasil, a cada 7 minutos, um homem descobre estar com câncer de próstata que é silencioso e não apresenta sintomas nas fases iniciais.


Por Redação com GD/MT

img

Imagem ilustrativa (Foto: banco de imagens freepik)

Há 21 anos, uma brincadeira entre amigos na Austrália daria início ao que hoje conhecemos como Novembro Azul. A campanha traz luz para a necessidade dos cuidados com a saúde masculina e, principalmente, ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam os homens, como o câncer de próstata.

 

Vote e escolha os Melhores do Ano na “Preferência Popular” de sua cidade

 

Estudos da área indicam que no Brasil, a cada 7 minutos, um homem descobre estar com esse tipo de câncer que é silencioso e não apresenta sintomas nas fases iniciais. No caso dessa doença, a detecção precoce pode significar 90% de chances de cura, face a menos de 20% caso seja descoberta em estágio avançado.

 

Mesmo assim, há um tabu quanto à ida ao urologista, profissional responsável pelo trato geniturinário masculino. Pesquisas indicam que 44% dos homens no Brasil nunca tenham feito uma consulta com esse profissional e isso reflete em dados alarmantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 44 homens morrem por dia no Brasil, em decorrência desse câncer.

 

Isso faz com que o câncer de próstata seja o mais comum entre os homens, à exceção do câncer de pele não melanoma.

 

Enfrente o preconceito

Há duas formas dele ser detectado: por meio de exame de sangue (PSA) ou por exame de toque retal, que apesar de ser motivo de zombaria entre o público masculino, pode detectar alterações na próstata em menos de dez segundos. O exame do toque retal é rápido e, por meio dele, podem ser diagnosticadas doenças que nem sempre são descobertas pelo exame de sangue. O método também pode ser aplicado para outras doenças como hemorroidas, câncer de intestino e fissura anal.

 

Dada a importância do exame, todos os homens a partir dos 50 anos de idade, precisam ir anualmente ao urologista. Aqueles que tiverem em seu histórico, parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata ou de mama, e pessoas da etnia negra precisam procurar o médico ainda antes, a partir dos 45 anos, por terem maior propensão para a doença.


FESTIVIDADES DE FIM DE ANO

Réveillon terá dois dias de shows regionais e atração nacional em Mirassol d’Oeste

O município de Mirassol d’Oeste prepara uma grande programação para celebrar a virada do ano com as Festividades de Fim de Ano – Réveillon, marcadas para os dias 30 e 31 de dezembro. O evento contará com apresentações de artistas regionais e show nacional da banda Koyote, reunindo música e entretenimento para a população.De acordo com o cronograma oficial, a...


RECONHECIMENTO

Prefeitura promove almoço de confraternização em homenagem aos servidores de Indiavaí

Evento será realizado nesta terça-feira (30) e reúne servidores de todas as áreas da administração municipal.


DESTAQUE

Bebedouro multiuso em espaço público destaca Figueirópolis d´Oeste nas redes sociais

Equipamento instalado pela prefeitura oferece água gelada, água em temperatura ambiente, espaço para pets e ponto de refrescamento corporal.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.